Programa | Bios | Work in Progress | Contactos



Joao Raposo  

João Raposo
Artista residente na Companhia Olga Roriz desde 2010.
Nos seus trabalhos, com um traço próprio e muito particular, transparecem significados de uma leitura imediata, mas que no seu conjunto revelam uma amálgama entrelaçada de histórias e sensações que adensam a sua complexidade.
Na área do vídeo desenvolveu um set-up híbrido de high e low tech, que utiliza como ferramenta de pintura, projectando em tempo real, sons, movimentos, ideias, palavras. Com este set-up participou e criou vários espectáculos com poetas, músicos, DJ's, actores e bailarinos.

www.fullking.com
https://www.facebook.com/JoRaposo

 



 

John Klima
Originário de Nova Iorque a viver recentemente em Lisboa, John Klima junta, na construção dos seus trabalhos artísticos, software e hardware de computadores a uma diversidade de tecnologias electrónicas criadas pelo próprio. Ultimamente dedica o seu trabalho às áreas da música e do áudio, participando como baixista no projecto "Timespine" (com Adriana Sá e Tó Trips) e em "Carro de Fogo" com Sei Miguel. Paralelamente desenha e constrói sintetizadores electrónicos, ao mesmo tempo que contribui nos projectos  ScratchBuilt Sound Studios e Cheapass Records com Ricardo Webbens, em Lisboa. O artista tem exposto frequentemente em museus e galerias, nos EUA, Ásia, e na Europa, como a exposição BitStreams no Whitney Museum of American Art, a Whitney Biennial de 2002 ou o MoMAPS1. Internacionalmente expôs no NTT InterCommunication Center em Tokyo, Japão, na Coreia e em numerosos festivais.

www.cityarts.com

 

 

 

Luis Cunha
Nascido em 9 de Janeiro, dedica-se à produção de objectos artísticos diversos, para a decoração de interiores. Entre 1985 e 1991 participa e frequenta diversos cursos na área do vitral (pintura e fusão de vidro), um dos quais regido pelo Mestre Pintor Italo-Americano Narcisos Quagliata. Durante este período, faz importantes contactos com Mestres de pintura antiga sobre vidro (grisaille) e fusão. Participa em importantes feiras e exposições, por toda a Europa, como a exposição internacional de vidro, no castelo de Pralormo, a exposição “Sur les metiers d’ art" em Avignon e a Bienal de Arte da Marinha Grande. Entre 1998 e 1999 realiza duas exposições em nome próprio, na Câmara municipal de Albufeira e na galeria de arte da Quinta de St.º António.

www.luiscunhavitrais.com





 

Manuel Alão
Nasceu em 1978 no Porto. Licenciado no ano 2001/2002 em Design de Iluminação e Sonoplastia, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, onde também leccionou.
Trabalhou como Designer de Luz com diversos artistas e companhias, tais como, Sérgio Godinho, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Gabriela Canavilhas, Isabel Barros, Helena Caspurro, Carlos Azevedo, Virgílio Castelo, Calouste de Gulbenkian de Braga, Drumming, Miquel Bernat, Nuno Aroso, entre outros. Como Architectural Light Designer, desenha esculturas de luz, e na área da arte digital, como Técnico e Conceptual Designer trabalhou com Luís Miguel Girão, Paulo Maria Rodrigues, Rolf Gehlhaar, Sérgio Soares Ferreira e João Raposo. AVEIRO DIGITAL 2006, Lovevideo, Art Non Stop, Refraction (You). Foi Director Técnico do Teatro Municipal de Faro de 2009 a 2011. Actualmente integra como coordenador técnico as novas digressões da C.O.R. - Companhia Olga Roriz.

 




 

Olga Roriz
Bailarina, coreógrafa e directora da Companhia Olga Roriz. O seu reportório na área da dança, teatro e vídeo é constituído por mais de 90 obras. Criou e remontou peças para várias Companhias nacionais e estrangeiras. Internacionalmente, os seus trabalhos foram apresentados em toda a Europa, assim como nos E.U.A., Brasil, Japão, Egipto, Cabo Verde, Senegal e Tailândia. Tem um vasto percurso de criação de movimento para o Teatro e Ópera. Desde 1982 Olga Roriz tem sido distinguida com relevantes prémios nacionais e estrangeiros.

www.olgaroriz.com





 

Patrícia Madeira
Nasceu em Coimbra. Fez teatro e jornalismo universitário, fez rádio em estações amadoras e regionais, desenvolveu um programa de música étnica como membro de uma organização não governamental. Em 2001, publicou o seu 1.º livro de ficção "2001, Instantâneos de Sapo", pela Oficina do Livro. Em 2003 publicou o seu segundo livro de ficção, "Lau Mim", sob a chancela Temas e Debates. Em 2013 lançou o Ebook de contos “O Armazém e Outras Estórias”, ilustrados por João Raposo. A sua escrita é influenciada por autores como Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Raymond Carver, Anton Tchekhov, Franz Kafka e Flannery O'Connor. Actualmente vive em Lisboa, onde para além de trabalhar na área de estratégia e conteúdos de comunicação, escreve ficção. Está a trabalhar no projecto de um novo romance.

www.patriciamadeira.com

 



Paulo Reis  

Paulo Reis
Cenógrafo, Figurinista, Assistente de Dramaturgia
Nasceu em Luanda em 1966. Licenciado em Design de Comunicação em Lisboa e Mestre em Corporate Identity pela Faculdade Complutense de Madrid. Trabalha em cinema, teatro, dança e participou em várias exposições nacionais de artes gráficas e pintura. Desde 1997 que colabora com a COR nas áreas de dramaturgia, cenografia e assistência da direcção artística, onde se destacam os solos Os Olhos de Gulay Cabbar, Electra e A Sagração da Primavera.

 



s  

Shela
Músico por natureza, inicia-se da forma mais comum, aprendendo a tocar com amigo e de forma autodidacta,
em quartos de Lisboa e bandas de garagem. Afasta-se por momentos destas actividades exploratórias e dedica algum tempo ao estudo das ciências da terra. Aplica os seus conhecimentos na área da geologia, actividade que pratica actualmente.
A música continua, e toca em bandas como Riding Pânico, If Lucy Fell e PAUS, participando em variados projectos paralelos de forma intermitente. Ao longo de todo o seu percurso, nunca deixa de tocar sozinho, de forma mais livre, sem preconceitos de formatos ou formas sonoras concretas, é neste domínio que aparece uma banda sonora para um estímulo visual criado por João Raposo – Teclarium.

myspace.com/lamaexperiencewww.facebook.com/ridingpanicorock
soundcloud.com/riding-panico
facebook.com/iflucyfellrock

 



 

Swami
Joana Anes nasceu em Lisboa há 30 anos. As aulas de piano, guitarra, dança e canto, que teve em adolescente, sustentaram o sonho de viver entre as artes e desenvolveram o caminho que a levou a tornar-se actriz em 2004. Em 2009 é apresentada às mesas de mistura e aos cdj's e desde então o DJ´ing tem ocupado grande parte da sua vida.
SWAMI é o seu mais recente projecto de Progressive Psychedelic Trance e é na música que toca que expressa a energia, o ritmo, o groove, o amor, a raiva, a liberdade e a raver, que lhe corre nas veias."

www.soundcloud.com/dj-swami

 



thomas

 

 


Thomas Kahrel

Frequentou a Academie Rietveld  e o Rijksakademie em Amesterdão, onde se formou em escultura e desenho. Passou dois anos no Instituto de Sonologia na Universidade de Utrecht, participando nos projectos de Konrad Boehmer e K H Stockhausen, e colaborou com vários artistas performativos holandeses e estrangeiros. Vive desde 1990 em Lisboa trabalhando como cenógrafo e técnico. Manteve-se sempre ligado à música electrónica e às artes plásticas, criando objectos esculturais, explorando materiais encontrados na sua musicalidade e ou sonoridade. É também colaborador e associado na Associação Profundamente com o objectivo do estudo e investigação sobre os processos de envelhecimento. 

 



oliver

 


Till Sunday Pirate aka Oliver

Oliver é um músico de rua e foi a partir da mesma que conheceu a arte do espectáculo. Desde 1997 que intervém com a música, tendo participado em inúmeros projectos de beneficência com grupos de cariz social. Músico fundador da banda OliveTreeDance fez do Didgeridoo o seu principal instrumento, criando com ele ritmos e sonoridades muito próximas da música electrónica. Já participou em diversos festivais de busking na europa e foi baseado nesta experiência que decidiu fundar Till Sunday Pirate, uma One Man Band pensada para explorar o sentido rítmico e a independência de três instrumentos em simultâneo, didgeridoo, bateria e multipercussão.

www.reverbnation.com/rpk/tillsundaypirate

 

 

  ...

Ficha Técnica

Direcção Artística
João Raposo

Produção e coordenação executiva
Maria Machado e Linda Campos

Coordenação Adjunta
e Assessoria de Imprensa
Sara Cunha

Produção e montagem
João Raposo
Paulo Reis
Pedro Paiva
Thomas Kahrel

Técnico de Som
Pedro Paiva

Design gráfico e website
João Raposo

Revisão de Textos
Patrícia Madeira

Principal Apoio à Produção
Companhia Olga Roriz

Colaborações
Henrique Figueiredo
Joana Martins
Nelson Neto
Mariana Madaíl
Maria Ribeiro
Teresa Brito
Sandra Fontoura


Apoios:
Vinhos do Alentejo
Adufmúsica
Legendary Café